Nossa abordagem

acredita na construção pedagógica centrada na observação e na vivência pedagógica embasada na vida cotidiana. A criança constrói o seu mundo através das brincadeiras e da relação entre seu mundo interior e exterior.

A partir da escuta atenta e do acolhimento emocional, o educador se torna o mediador das relações humanas e das descobertas das crianças. A intencionalidade educativa é o grande alicerce deste ciclo de ensino-aprendizagem, onde criança e adulto trocam experiências reais, vivenciadas e realmente significativas.

A aprendizagem real acontece quando a emoção é despertada, quando o desejo pelo aprender se faz presente durante o processo.

Manipular, explorar, questionar, sentir e pertencer são bases para o despertar da emoção.

A troca da criança com o mundo deve fazer sentido para ela e a criança curiosa se alimenta de novas informações, criando um vínculo com o mundo real, sentindo-se parte deste ciclo cotidiano que vivemos com novas descobertas e aprendizado diário.

Incentivamos a exploração sensorial envolvendo os cinco sentidos, com apoio dos fenômenos da natureza e seus elementos. Desta forma abrimos espaço para a descoberta da autonomia e proporcionamos experiências para as diversas linguagens, respeitando os direitos de aprendizagem e proporcionando vivências reais através das diversas linguagens e campos de experiência.

Nosso projeto pedagógico visa uma aprendizagem realmente significativa e acolhedora através de projetos nascidos a partir de um tema gerador.

Nosso currículo é organizado com base no documento oficial do Ministério da Educação.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A brincadeira e a interação são eixos estruturantes da educação básica e a partir destas experiências a criança poderá construir e se apropriar do conhecimento por meio das relações e experiências vividas.

A criança interage e brinca o tempo todo com o meio, com outras crianças, com adultos, com a natureza e objetos. Estes momentos possibilitam a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização.

Nosso ambiente proporciona momentos para a criança vivenciar todos os direitos de aprendizagem que foram traçados tendo em vista os eixos estruturantes.

Os direitos de aprendizagem traçados para Educação Infantil são:

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

Esses direitos promovem momentos para o desenvolvimento integral da criança, da sua percepção de si e do mundo, como um indivíduo inserido na sociedade, conscientes do seu corpo e de seus sentimentos.

Todas as atividades estruturadas, planejadas e direcionadas a partir dos Campos de Experiência foram traçadas pela BNCC a partir dos eixos estruturantes.

São eles:

O eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Os registros fazem parte da nossa concepção pedagógica e servem como apoio para reflexão, planejamento e organização de novos espaços a partir das experiências vividas e relatadas pelas crianças e pelo grupo.

É um material que apoia e presta suporte no momento da observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo, respeitando o tempo e a conquista de cada um. Trata-se de um material rico e vivo.

É a escola em movimento sendo registrada de diferentes formas e por diversos olhares, através de relatórios, portfólios, fotografias, textos, desenhos, filmes, áudios, esculturas, entre outros.